Notícias

O que se pode fazer na horta em Outubro?

Saiba o que pode plantar em Outubro na sua horta com o nosso calendário de Norte a Sul de Portugal.

Chegado o Outono entramos numa nova etapa, num novo ciclo de cultivo e cuidados na Horta.

Continuam os trabalhos já iniciados no mês passado de limpeza e de marcação de canteiros para uso futuro. Algum tempo de pousio é benéfico antes das novas culturas. Deixar arejar a terra depois de limpa e remexida só traz benesses futuras assim como aincorporação de composto e estrume.

Há que começar a preparar as temperaturas noturnas e preparar/defender as culturas para a eventualidade das primeiras geadas que se aproximam.

Por outro lado, como não estamos ainda em época de grandes chuvas, há que atentar à rega de plantações e sementeiras. Como tem sido nosso hábito chamamos a vossa atenção para o uso de técnicas de empalhamento (Mulching / Paillage). Faz toda a diferença quer na preservação e melhoramento do solo, quer na gestão do consumo de água.

No que diz respeito às sementeiras em alfobre/viveiro há que ter cuidado com as temperaturas noturnas. Entrámos numa nova estação, mais fria, e com ela retornam os estufins como forma de proteger e criar condições a uma melhor germinação de sementes.

Estamos em tempo para semear também amores-perfeitos, margaridas, açucenas, cíclames, junquilhos, narcisos, anémonas, crisântemos, jacintos, lírios e tulipas. Lembre-se, quanto maior a diversidade da flora na sua horta, maior a diversidade de polinizadores e auxiliares de combate a pragas.

Como habitual a nossa tabela encontra-se dividida nas 3 principais zonas climatéricas de Portugal continental (Norte, do Minho ao Douro; Centro, do Douro ao Tejo e Sul, do Tejo ao Algarve), sendo que a diferença temporal entre o Sul e o Norte ronda as 4 semanas.

Calendário de Sementeiras e Plantações

Região

Sementeira Direta

Sementeira Alfobre

Plantação

Norte

Centro

Sul